The sun and the lune...

The sun and the lune...

domingo, 20 de abril de 2008

A Matemática vista numa forma mais Popular...

Maria Isabel Mendonça Soares é licenciada em Filologia Românica, é autora e tradutora de inúmeros livros para crianças. Foi professora de Cultura Portuguesa e Literatura para a Infância na Escola Superior de Educadores da Infância Maria Ulrich, bem como de formação de professores. Participou activamente nos Encontros de Literatura para Crianças promovidos pela Fundação C. Gulbenkian e orientou pedagogicamente as bibliotecas infantis “À Descoberta” da Associação de Pedagogia Infantil. Actualmente colabora em revistas de educação e em programas de incentivo à leitura em várias bibliotecas públicas e escolas do Ensino Básico.

Os cadernos de Educação da APEI trazem sempre boas e novas notícias e experiências.

Como é o caso do artigo sobre a matemática, vista de uma forma, mais popular, escrita pela escritora de livros infantis Maria Isabel Mendonça Soares.
Tal como afirma, a matemática, hoje em dia, é vista como um fantasma e assombra a escolaridade portuguesa, que todos os anos, as estatísticas mostram o baixo índice de aproveitamento ao Ministério da Educação.
No entanto, os camponeses ditos analfabetos, faziam e ainda o fazem, cálculos mentais , nas suas compras e vendas nos mercados.

"Sem pretender evidentemente tirar ilações de causa a efeito, apetece-nos dar um relance de olhos pela nossa literatura oral, verificando que em toda ela abundam as referências matemáticas."

Através de vários contos tradicionais, nomeadamente, o rei tem sempre 3 filhos (filhas), 3 vezes vai a Gata Borralheira ao baile, 3 são os presentes da bruxa má para a Branca de Neve, os 3 Porquinhos, os 3 ursinhos, 3 vezes bate à porta o lobo dos 7 cabritinhos...
Através das lengalengas:
- "1, 2, 3, 4, quantos pêlos tem o gato para acabar de nascer? 1, 2, 3, 4."
- "1, 2, 3, acerta o passo, Inês! Outra vez. 1, 2, 3."
- "1 pirum, 2 bois, 3 Maria Inês 3 pulinhos outra vez, 4 que belo arroz faz um pato! 5 Maria do Brinco, 6 Maria dos Reis, 7 vai ao diabo que te espete na ponta de um canivete, 8 biscoito, 9 dá dez reizinhos ao pobre, 10 vai à tua mãe que te lave os pés!"
Nas cantilenas, algumas referências:
- "Lá vai uma lá vão duas
três pombinhas a voar.
Uma é minha, outra é tua
outra é de quem a apanhar."...
Provérbios:
- "Mais vale um pássaro na mão que dois a voar."
- "Cesteiro que faz um cesto, faz um cento."
- "Ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão."
Três quadras populares com sabor a poesia... e a Matemática:

"O cravo tem vinte folha

A rosa tem vinte e uma.

Anda o cravo em demanda

Por a rosa ter mais uma."

"As nuvens do céu se tingem

Num arco de sete cores.

São sete as dores de Maria

São setenta as minhas dores."

"Três vezes nove, vinte e sete

Com mais Quatro, trinta e um.

Tenho sete namorados

E não gosto de nenhum."

"Familiarizar as crianças com alguns destes textos, permintindo-lhes a identificação dos algarismos e a noção de número, será uma divertida iniciação à Matemática..."

Maria Isabel Mendonça Soares

Pode ser uma brincadeira, em casa com os pais, não só na escola, este tipo de iniciativas, não só para a matemática, mas para todas as áreas, deve partir dos pais em casa, numa forma mais lúdica...

Sem comentários: