The sun and the lune...

The sun and the lune...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ser educador

SER EDUCADOR


(PAI, MÃE, PROFESSOR, IRMÃO, AMIGO, ETC.)


- O Educador acalma, apazigua, consola, alegra, faz andar, despacha, movimenta;
- O Educador anima, encoraja, dá tranquilidade, segurança, paz;
- O Educador canta, mesmo desafinado, toca viola, ou pelo menos, bombo e caixa;
- O Educador corre, salta, pula, ampara, segura, apoia, firma, confirma;
- O Educador acende a fogueira, racha lenha, vai à lenha, ateia a chama;
- O Educador conversa, explica, pergunta, ouve, escuta, olha, vigia, atende;
- O Educador tem cultura, sabe ensaiar teatro, mímica e palhaçadas;
- O Educador sabe jogos e tem sempre na manga uma alternativa;
- O Educador é poeta, mesmo que não saiba rimar: sabe ver o pôr-do-sol, a flor a desenvolver, a borboleta a voar;
- O Educador sabe dirigir uma reunião ou um serão e não deixa haver quebras;
- O Educador exige respeito, dignidade, é digno e dá-se ao respeito;
- O Educador não se vai abaixo, a não ser no dia da sua merecida reforma;
- O Educador é pai, professor, irmão, amigo, mãe, irmã, amiga;
- O Educador respeita Deus nos outros e sabe pelo menos calar-se;
- O Educador critica, ralha, zanga-se, é firme, impõe-se;
- O Educador é aprumado, tem cara alegre, é animado;
- O Educador não se serve em primeiro lugar (fica sem comer se não chegar);
- O Educador tem um apito, mas não o usa, porque sabe impor-se calado;
- O Educador tem genuíno afecto por crianças, qualidade que se reflecte frequentemente nas relações do educador com o grupo. A maior parte do tempo passa-o com o grupo, interessa-se pelo desenvolvimento e proezas de cada um, preocupa-se com a saúde e adaptação a vida, nunca esgotando o seu trabalho com ele;
- O Educador tem gosto pelo vida… está aberto à beleza e magia da vida e tem o poder de despertar o mesmo entusiasmo nos educandos. É optimista, alegre, não permitindo que a sua disposição varie com as mudanças do tempo;
- O Educador tem facilidade em misturar-se e colocar-se ao nível dos educandos – o educador aprecia viver os educandos no dia a dia. Interessa-se por tudo o que o grupo gosta de empreender, encoraja toda a actividade proveniente dos interesses dos educandos e toma parte com eles, quer se trate de caçar rãs ou de um jogo de futebol…;
- O Educador tem facilidade em trabalhar em conjunto – deve saber cooperar com os outros. Se as circunstâncias o exigirem, deve ser capaz de subordinar o seu programa ao interesse geral;
. O Educador deve acreditar nos educandos – com frequência o educador é levado a subestimar o poder criativo de um educando, e este encara com mais coragem a tarefa que se impõe a si mesmo, quando consciente da confiança do educador;
- O Educador tem maturidade emocional – esta qualidade é posta à prova na paciência com que o educador lida com o grupo, no juízo que faz em determinada situação, na espontaneidade com que sabe ver tudo com ar de graça, na flexibilidade em adaptar-se a situações novas;
- O Educador tem uma filosofia pessoal e social – é neste aspecto que a influência do educador pode contribuir de forma vincada na maturidade social e emocional do grupo. O exemplo pessoal é relevante, mas, paralelamente, o educador deve possuir bases que o habilitem a incutir no grupo, uma mentalidade aberta à realidade em que o grupo vive.

Sem comentários: